Telemedicina: 5 conselhos para uma consulta online de sucesso

De acordo com o estudo “Tendências Médicas Globais” de Willis Tower Watson, até o final de 2021, “22% dos planos de saúde esperam que, entre 20 e 29% dos segurados, usem a telemedicina e 10% dos planos esperam que este seja o caso para 75% ou mais das vidas cobertas”. A pandemia causou um grande crescimento na telemedicina. Portanto, hoje é fundamental estar online. Diante deste fenômeno, o doctoranytime tem como objetivo proporcionar aos pacientes e aos médicos um serviço da mais alta qualidade, que torne a saúde mais acessível a todos.
Neste artigo você encontrará os seguintes tópicos:
Quais especialistas podem realizar consultas online?
5 dicas para uma consulta de vídeo de sucesso
Como começar com a telemedicina?
Quais especialistas podem realizar consultas online?
São inúmeras as especialidades que podem realizar a maior parte de suas atividades pela Internet. E outros para os quais a telemedicina ajuda a agilizar todos os processos: contato, renovação de receitas ou resultados de exames. Muitas consultas não requerem um encontro físico. Hoje, 8% dos médicos da América Latina estão online. Caso tenha dúvidas e não saiba como dar o primeiro passo, citamos aqui 5 dicas para facilitar sua adaptação às consultas online.
5 dicas para uma consulta de vídeo de sucesso
1. Tenha o equipamento certo: para fornecer aos seus pacientes o melhor atendimento possível, recomendamos que você possua o equipamento certo. Ou seja, ter uma boa conexão à Internet para que a consulta não sofra problemas, ter uma câmera de boa qualidade e ter um microfone que o permita se comunicar com o seu paciente.
2. Ambiente: para garantir a privacidade da consulta médica, escolha um local calmo e onde você esteja sozinho. Também é necessário estar em um ambiente iluminado e certifique-se de que não será interrompido durante a consulta, além de ter bateria suficiente no computador ou no celular.
3. O início: utilizando a agenda do doctoranytime para as suas consultas, um e-mail automático é enviado aos seus pacientes, lembrando-os da consulta de telemedicina. Assim que a consulta começar, dê as boas-vindas ao seu paciente normalmente. Antes de continuar, certifique-se de que o seu paciente o ouve e vê bem. Em seguida, você pode explicar como é feita a consulta à distância para que se sintam à vontade. Não se esqueça de pedir a ele para conectar o seu dispositivo numa fonte de energia para evitar problemas com a bateria.
4. A consulta: uma vez verificados todos os aspectos técnicos, a consulta médica pode começar normalmente. Não hesite em solicitar ao paciente o que for necessário: melhorar a iluminação do local no qual ele está e se posicionar mais perto do microfone e da câmera luz, por exemplo. Além disso, lembre-se de que o doctoranytime oferece o mais alto nível de segurança. Portanto, seu paciente pode usar a câmera para falar sobre suas enfermidades, ou compartilhar documentos através da nossa plataforma sem nenhum problema.
5. O encerramento: terminada a consulta médica online, pode perguntar ao paciente se tem alguma outra dúvida e relembrá-lo dos principais elementos do diagnóstico. Se desejar, você também pode perguntar a ele como ele se sentiu com esse novo formato de atendimento e convidá-lo a escrever uma avaliação no seu perfil. Após a ligação, o paciente pode continuar a compartilhar documentos com você por meio da nossa plataforma, com a garantia de que o monitoramento de suas doenças e/ou tratamentos seja feito com a máxima segurança.
Como começar com a telemedicina?
Interessado em consulta médica online? Basta ativar a ferramenta de videoconsulta no seu perfil. Você também pode entrar em contato com um dos nossos especialistas.
Novo no doctoranytime? Registre-se gratuitamente agora e desfrute de uma solução personalizada com todas as ferramentas para levar o seu consultório ao próximo nível.