Residência médica e áreas de atuação: Quais existem?

Recentemente, o Conselho Federal de Medicina tornou oficial 55 especialidades médicas e 59 áreas de atuação. Quando o médico se forma, a alegria da graduação vem junto com a pressão para as provas de residência/especialização em todo o país. São muitas as áreas, possibilidades de trabalho, média salarial, no setor público ou privado, em hospital ou consultório, qual o público alvo, entre outros e os profissionais acabam, por vez, confuso em meio a tanta oportunidade. 

História da Especialidade Médica

especialidade médica são áreas de estudo específico de áreas do corpo ou exames específicos direcionados ao diagnóstico e tratamento característico da região. 

A divisão da medicina entre áreas de atuações é bem antiga, e com a evolução da área da saúde, tecnologia e métodos de diagnóstico, o número de especialidades vem crescendo dia após dia. Tudo se iniciou em 1889, nos Estados Unidos, com William Halsted. Nesta época, havia muitas descobertas na área médica, principalmente com o desenvolvimento de anestesia e, decorrente disso, procedimentos operatórios. Mais tarde, em 1927 a American Medical Association iniciou o reconhecimento e a inclusão de residências médicas para o treinamento médico especialista. 

No Brasil

Em 1997, a residência médica foi instituída como procedimento formal de pós-graduação em medicina através do Decreto nº 80.281 de 5 de setembro de 1997, criando ainda a Comissão Nacional de Residência Médica para fiscalizar e regulamentar estes treinamentos. 

Em 2005 foi efetivado um convênio entre a Associação Médica Brasileira (AMB), Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e o Conselho Federal de Medicina (CFM) que objetivou a unificação na nomenclatura que apresentavam regulamentação das especialidades médicas no Brasil.

Em 2018, a RESOLUÇÃO CFM Nº 2.221/2018 determinou as 55 especialidades médicas E 59 áreas de atuação no Brasil. 

Especialidades Médicas reconhecidas:

São 55 especialidades médicas.

Especialidade-4

Os estudos para tornar-se um especialista podem durar de 2 a 5 anos, dependendo da especialidade escolhida. 

Áreas de Atuação reconhecidas:

São 55 áreas de atuação médicas. 

Especialidade-5

A verdade é que não existe residência ou especialidade melhor que outra. A vasta gama de opçõs prova que há especialidade para cada perfil medico e com necessidade de todas. O que conta na decisão de qual especialidade escolher tem mais haver com a personalidade do medico e característica da especialidade para que seja gerado uma reciprocidade na qual o ganhador é o paciente. 

Independe da residência médica que escolher, o importante é priorizar a ética médica e exercê-la com o seu melhor. 

O doctoranytime acredita que todas as especialidades tem seu valor e sao indispensaveis. 

Somos uma plataforma que une médicos a pacientes facilitando o agendamento de consulta e gestão do consultório. 

Novo no doctoranytime? Registre-se gratuitamente agora e desfrute de uma solução personalizada com todas as ferramentas para levar o seu consultório ao próximo nível.

 

Registrar-se grátis